Propina na Espanha é gorjeta. :)
Aqui, ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, não vem na conta qualquer acréscimo, o que para mim é uma benção. Gosto de pagar se sou bem atendida e não que me imponham um valor na conta.
Lembro que em Buenos Aires e em Praga cobravam às vezes só para sentarmos. Colocavam pão, por exemplo, e pronto, custo a mais no final da conta. Chegaram a nos explicar que cobravam pelo uso das toalhas e das louças. Oi???
Engraçado foi eu discutindo em Praga em inglês, revoltada com o desrespeito aos direitos do consumidor, com pensando totalmente no Brasil. Alow, Terra chamando!!! No caso foi Fernando quem me chamou. rs
Mas voltando a Espanha, as moedinhas por aqui são muito valorizadas (como na Europa toda, acredito) e, se você pagar e continuar por ali, colocando o casaco, cachecol e tudo mais com toda certeza verá seu troco em moedinhas ser posto na mesa, em um pratinho. Nós, sem qualquer problema, esperamos o troco e nunca vi ninguém de cara fechada por conta disso.
Teve uma vez aqui que o Fernando perguntou se eu não queria deixar "propina" e eu falei com o meu jeito prático de ser que era melhor não acostumar mal, já que eles não esperavam mesmo. rs
Mas lendo o post do blog Feriado Pessoal, parece que alguns podem esperar sim. Mas como diz os amigos da Dani, se não deixar tem argumento "É a crise!"
Muchas gracias, pero es la crisis. :p
Foto do post: encontrei essa foto neste link ao buscar por "crisis españa propina" no Google.es
Depois de escrever este post saí com o Fernando e fomos numa cafeteria que não conhecíamos. Logo após o garçom (camarero) trazer o café e o chocolate quente, trouxe a nossa conta. Isso mesmo, sem nem termos pedido. Agora me diz: merece propina?
Afff! O cara botou vocês pra fora, praticamente.
ResponderExcluirMas vou te dizer, isso que vc tá falando funciona aqui no Rio mesmo.
Na Bahia, você paga os 10% se quiser (aqui no Rio é quase IMORAL não pagar), e você ainda paga quanto dos 10% quiser. Por exemplo, se os 10% deu 9 pratas e você der 5, tudo certo!
Fui fazer isso aqui uma vez, foi um drama! O garçon veio me perguntar porque os 10% não tinham sido pagos totalmente, se o serviço tinha sido mal feito (no Outback)... aff!
Teve uma vez que tive que ouvir do garçon que faltava R$ 0,45 (sim, quarenta e cinco centavos) na conta, contando os 10%.
É mole?????
Carioca é folgado mesmo!
Bêjo!
P.S.: Estou adorando a sua novelinha espanhola! Não perco um post sequer!
Nossa, que garçon mal educadi hein Ro...rs! Amiga, eu tb fico com muita raiva quando vejo a imposição de pagar os 10% do garçon. Se for bem atendida ok, mas e quando o garçon é um mala??
ResponderExcluirBeijos!!