quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os 3 motivos pelos quais eles NÃO nos OUVEM - Texto escrito pelo marido (imperdível)

Ontem à noite enquanto conversava com o Fernando na cozinha ele me surpreendeu com a pesquisa que fez na internet sem que eu nem tivesse notado.
Encontrou vários argumentos (científicos) para explicar a dificuldade na nossa comunicação.
Acredito que também aconteça com vocês, porque outras amigas já me narraram fatos do tipo:
"Eu falo e quando percebo ele se perdeu ou nao ouviu mesmo nada do que eu disse".

Pois é, comigo o negócio é sinistro, porque, como já escrevi aqui antes, ele chegou ao cúmulo de ligar para minha mãe e me passar o aparelho para que ela me ouvisse um pouco já que ele não aguentava mais. Como se não pudesse piorar, minha mãe também reclamou que eu falo demais.
Ops, cá estou eu "falando" demais de novo. rs

Isto tudo é para que vocês conheçam o texto que ele fez (a meu pedido) para publicar aqui no blog depois de me explicar as 3 razões pelas quais temos problemas de comunicação.

"De tanto ser castigado e incompreendido pela intolerante alma feminina, resolvi buscar as razões pelas quais não consigo ouvir o que a minha esposa fala em várias situações do dia-a-dia e as descobri em menos de 3 minutos navegando na internet.
Pode parecer ridículo, mas o óbvio precisa ser dito: é da natureza masculina não escutar as mulheres. Não é questão de má-fé, mas questão científica.
Em primeiro lugar, "as mulheres falam com voz mais aguda e musical que os homens, emitindo uma gama maior de ondas sonoras, difíceis de decodificar, que fazem o cérebro masculino trabalhar mais, o que explica um certo CANSAÇO CEREBRAL depois de algum tempo" (estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sheffield).
Em segundo lugar, quando há no rosto feminino sentimentos de medo ou raiva, "a atividade cerebral dos homens se reduz drasticamente na região responsável por interpretar o sentimento alheio" (estudo de Mara Mather professora da University of Southern, da Califórnia-EUA); em terceiro lugar, temos um enorme poder de síntese para simplesmente aprovar, discordar ou simplesmente postergar o julgamento de um fato ou opinião, monossilabicamente sem justificativas prolixas, ainda que vocês tenham levado meia hora para contá-lo.
Em último lugar, e não menos importante, quando o homem oferecer o seu beijo a sua mulher, durante o monólogo feminino, não ouse interrompê-lo. Esta é nossa maneira sutil de dizer: eu te amo."

Para mim, sem dúvida, o pior é o terceiro. DETESTO esse poder de síntese. Adoro falar, falar e falar, ir e voltar em um assunto passando por vários incidentais. rs
Esse poder de síntese me dá quase certeza absoluta de que ele não ouviu nada. Ou se perdeu no meio. E aí, quando pergunto algo (como prova oral mesmo, rs) para saber se ele ouviu, costumo ter como resposta algumas palavras soltas que eu disse, sem que, na maioria das vezes, ele consiga conectá-las.

Ah, esses cientistas... não sei se nos dão argumentos para amá-los e perdoá-los, ou argumentos para que eles se liberem de nos ouvir.
Porém, com amor a gente lê com carinho um texto como esse que o Fernando escreveu e pensa que pode não ser mesmo SÓ culpa dele ou do futebol, pode ser mesmo científico.

Um comentário:

  1. Não tô comendo nada de tanta cientificidade...
    Eles são desatentos mesmo, e muitas vezes não estão muito interessados.
    Isso é normal, também não é sempre que estamos interessadas no que eles falam.
    Nem posso falar muito, pois sou uma péssima ouvinte, mas os "maridos" são recordes!
    Bêjo

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails