quinta-feira, 9 de junho de 2011

Minha pia dormiu brilhando - Primeiro dia do BabyStep - FlyLady


minha pia quando fui dormir (não gosto de secar louça para guardar)

O Sistema Fly tem uma primeira fase que são os baby steps, que sugere para irmos devagar, em etapas, para irmos adotando novos hábitos e rotinas em nossa vida, com a idéia maior de alcançarmos bem estar, com a casa e a vida em ordem. Afinal, uma coisa acaba andando junto com a outra.
Eu, por exemplo, sinto muitas vezes uma nuvenzinha imaginária sobre a minha cabeça quando olho para o lado e vejo a casa bagunçada, quando procrastino coisas que no final serão inevitáveis...

Segue aqui uma introdução, traduzida do site americano da Fly Lady:
Tenha em mente que sua casa não virou um caos durante a noite e não vai ficar limpa em um dia. Vamos ensiná-lo a usar os BabySteps e estabelecer rotinas simples para se livrar de seu lixo e cuidar da manutenção de sua casa. Este sistema funciona para todos, não importa se você trabalha fora, se fica em casa com as crianças, se é aposentado ou se trabalha em casa. Você pode fazer isso, você apenas precisava de alguém para dar tapinhas nas costas e dar-lhe um grande abraço para você começar. Esqueça as vozes que você ouve em sua cabeça que te dizem que está atrasada e tem que fazer tudo agora! Vamos acalmar essas vozes negativas e substitui-las por uma voz amorosa e gentil que te diz que você não atrasada e pode fazer isso com BabyStep, um de cada vez! Por favor, não fique impaciente com o processo. Tudo o que fazemos vai ajudá-lo a substituir as vozes que põem você para baixo. Estamos aqui para te levantar e comemorar cada conquista. 
O primeiro passo do BabyStep é deixar a pia brilhando quando for dormir. Isso na prática significa não deixar louça para lavar, nem nada espalhado ou esquecido na bancada, quando já deveria estar no lixo ou na geladeira, por exemplo. E é impressionante como isso contamina os demais moradores da casa. 
Tem depoimentos de várias flys que participam comigo de grupos do Yahoo que contam experiências nesse sentido. É aquela história: se o marido ou o filho vêem a pia limpinha ficam (muitas vezes) sem graça de largar  um bando de louça para ser lavada por você. Mas claro que isso não é regra. 
Outra coisa, imprevistos acontecem e às vezes nos faz deixar a louça esquecida, mas isso também é previso no Fly e, se mantivermos o mínimo de organização, quando o imprevisto aparecer o estrago será menor.
E aí, se animou para começar a seguir os passos?
São 31 dias, onde um passo vai somando-se ao outro. 
Hoje comecei meu primeiro e vou contar aqui como está sendo. Juro que não sou louca. ;)
Para conferir um resumo dos BabySteps clique aqui (este resumo foi criado por uma fly do grupo do yahoo e depois editado por mim, que fiz algumas alterações).

"Esta é a sua primeira tarefa doméstica. Muitos de vocês não conseguem entender porque eu quero que você esvaziar a pia de seus pratos sujos e limpos, e fazê-la brilhar, quando há muito mais a fazer. É tão simples. Eu quero que você tenha um sentimento de realização. Você tem lutado durante anos com uma casa cheia e você está tão abatido. Eu só quero colocar um sorriso em seu rosto. Quando você se levantar na manhã seguinte, o coletor vai cumprimentá-lo e um sorriso virá através de seu lindo rosto. Eu não posso estar lá para dar-lhe um grande abraço, mas eu sei como é bom de se ver em sua pia da cozinha. Assim, todas as manhãs este é o meu presente para você. Mesmo que eu não posso estar lá para dar um tapinha em suas costas, eu quero que você saiba que estou muito orgulhoso de você.
Vai brilhar sua pia! - Flylady"

Mais detalhes de como deixar sua pia brilhando podem ser conferidos aqui.

7 comentários:

  1. Robertaaaaa!!!!!!!Que legal!!!
    Vou tentar fazer também..já vou lá conferiro os passos para entender direitinho!!!
    Um grande beijo e força para continuar todos os passos!!rs rs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é incrivel como a pia brilhando tem o poder de nos deixar mais seguras, em relação aos outros afazeres.. sabe quando a gente vai lavar roupa e lava primeiro " o grosso" ?, aí depois fica tudo mais fácil? a pia, pra mim, é "o grosso" da casa.. se ela estiver brilhando, o resto é sopa..rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta,
    eu durante toda a minha vida, que é longa, lutei por acordar e encontrar minha pia limpa...
    Agora sei que não foi em vão. Meu genro mais novo está aderindo aos meus ensinamentos..
    Estou muito feliz.
    Não é bom?
    Beijos, Maris

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso desse negócio!rsrs Nunca ouvi falar disso. Como conseguiu? A casa tem sido um grande tormento, é muito serviço e sem valor nenhum pras outras pessoas. Um lerê!rs
    Bjim.
    Passa no meu cantinho: http://casacomcharme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Roberta!!
    Obrigadas por divulgar o FLY, fico muito feliz quando uma FLYbaby espalha essa notícia tão boa, que fez nossas vidas tão melhores

    FLYRoBrasileira
    www.flyrobrasileira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OLÁ ACHEI TEU BLOG E ADOREI,SOBRE O POST É VERDADE ESTOU FAZENDO ISSO! NÃO DEIXO NADA PARA LAVAR PARA O OUTRO DIA, E É MUITO BOM ACORDAR E VÊ A PIA VAZIA DÁ UM ANIMO PARA COMEÇAR O DIA.BJS

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails