quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cirurgia de Desvio de Septo e Sinusite (chegada no hospital e pós-operatório)

Chegamos (eu e Fernando) ao hospital em torno das 8:30 h e ficamos esperando que vagasse um quarto para eu fosse internada. O médico desceu para falar conosco sobre o atraso e falou que previa que fôssemos para o quarto às 10h e foi exatamente o que aconteceu (essa era a hora marcada para a cirurgia, que seria a terceira dele no dia). O quarto na verdade era uma suíte com direito a acompanhante, vista bonita e televisão grande, enfim, tudo de bom. Parecia hotel com direito a kit com pente, shampoo etc. etc.
Mas estava mesmo querendo saber mais detalhes do tipo:

  • quanto tempo demoro para voltar para o quarto após a cirurgia?
  • depois de quanto tempo vou poder comer (fiquei em jejum desde às 20 horas e sem tomar líquido desde à meia noite da véspera, um sufoco)?
  • como vou voltar para casa (não dá para sair dirigindo, infelizmente)? Essa parte minha irmã e meu cunhado resolveram. Foram me buscar no hospital para me levar em casa. MUITO OBRIGADA!
Enquanto esperávamos  falei para o Fernando que aquela pulseirinha que me identificava lembrava a  da minha boneca Bebezinho, que tinha uma pulserinha igual, mas com o nome de "Ana Carolina", não sei porque, mas adorava esse nome.
Ele, pra me distrair, começou a contar uma estorinha de uma boneca chamada Ana Carolina que tinha olhoes verdes (cor dos meus olhos). Um fofo! Mas ele acabou dormindo e eu não. :D
Fiquei pensando onde foram parar a Bebezinho e a Bem-me-quer, duas bonecas que adorava. Saudades...

Voltando ao tema principal, a cirurgia: deram-me meio comprimido para que eu ficasse sonolenta, desacelerasse, mas não fez diferença nenhuma. O (pouco) sono que tinha era em razão da hora que acordei (6:50).
Quando a maca chegou eu mesma deitei sem nenhum problema. Confesso que é bem estranha a sensação de te levarem pelos corredores, elevador e tudo mais com você deitada na maca olhando para o teto.
No centro cirúrgico a única coisa que lembro foi de terem pedido para que eu respirasse num respirador que colocaram no meu rosto. Por sinal, essa também era a única lembrança que tinha da minha cirurgia de adenoide e amígdalas, quando tinha 3 anos.

Lembro depois de alguém balançando meu braço e me chamando pelo meu nome, avisando que acabou (isso minha mãe fazia para avisar que tínhamos chegado em casa, depois de visitar meus avós na Tijuca). Depois já estava de volta ao quarto (lá pelas 14h) e vi o Fernando me esperando, o que me deixou feliz. 
Em seguida o anestesista apareceu para cobrar cheque e saber meu CPF. Ouvi tudo por alto por estar sonolenta. Lembrei que poderia deitar e lado e feliz da vida dormi assim. Nem lembro de quando o Fernando foi embora (ele precisava trabalhar).
Depois de uma hora acordei com a Leda (amiga querida) e daí em diante foi festa. Não dormi mais e nem paramos de falar. SIM, FALEI O TEMPO TODO SEM SENTIR NENHUMA DOR. Uhhhu!!

O que senti:
  • ardência em toda a extensão do nariz (aos poucos diminuiu e ficou na ponta do nariz)
  • dormência no céu da boca na parte mais alta (abaixo do nariz)
  • alguns dentes doloridos, em especial os dois superiores da frente
  • levíssima dor (ou seria só incômodo?) ao engolir (tipo dor de garganta, mas na parte alta)


Como fiquei:
  • com gaze dobrada e presa por fita microporosa logo em abaixo do nariz (tipo um bigodinho, rs) para o caso de sangramento no nariz. Embaixo desse bigode não há nada, a pele está lisa e normal.
  • com o "famoso" splint, que me parece ser o mais desconfortável de tudo. Ao me olhar no espelho de manhã parecia que eu tinha feito plástica nas narinas, elas estão mais abertas. Falei logo para o Fernando: socorro! Fizeram plástica no meu nariz, quero meu nariz de volta. kkk Ele disse que não notou nada. Homens, não notam mesmo quando mudamos de aparência. kkkk
Para quem não sabe (eu também não sei muito): os splints são "pequenas estruturas plástica, em geral, feitas de silicone, colocados durante a cirurgia, paralelamente ao septo, para ajudar na sua sustentação e fixação. Em geral, não incomodam. Habitualmente ficam no nariz entre 3 e 5 dias, para depois serem retirados no consultório. Alguns médicos costumam deixar mais alguns dias". (Fonte: http://revistamaxima.blogspot.com/2010/05/desvio-de-septo-nasal.html)

Preparo:
  • Além do jejum, o único outro preparo foi tomar Celestamine de 8 em 8 horas, porque na segunda-feira eu fui ao consultório e estava fungando. O médico falou que eu teria um pós-operatório melhor tomando o remédio.
    Como ainda tenho em casa o médico falou para eu continuar tomando-o, dessa vez só um de manhã e outro à noite.
O que comer depois (estava curiosa e deixo aqui a resposta):
  • no primeiro dia líquido gelado (tomei água água de coco, milkshake, sorvete, suco e gelatina)
  • no segundo dia tentar repetir o dia anterior podendo incluir comida pastosa no máximo morna, testando se causa desconforto. Estou tomando coragem de levantar para fazer um pirê de batata, que amo!
  • Depois pode correr pro abraço e comer arroz, feijão... desde que não incomode

Sangramento:
A temperatura da comida fria e morna é para evitar sangramento, assim como a cabeça para cima (30°).
Quando descia cabeça para conversar com minha irmã no carro, já na volta ontem à noite, começou a sangrar. Nada assustador, mas foi "o momento" que sangrou. Aliás, o médico falou que o normal é trocar o bigodinho de hora em hora por conta do sangramento e o meu só foi trocado no momento da alta com pequenas gotas de sangue que ele falou que eram na verdade secreção. Sangue mesmo só depois que  levantei e saí de lá.


Ficha técnica:
Médico: Dr. Sérgio Tasso
Hospital: Clínica São José, Humaitá, Rio de Janeiro
Agradeço publicamente a todos da São José que me atenderam. Foram todos simpáticos e atenciosos. Inclusive com bom humor especial do Vinícius que me deu um susto quando perguntei que a seringa era para me dar injeção e ele concordou dizendo que seria no glúteos. Respirei fundo para em seguida saber que seria remédio para o soro. Muito sem noção (ou como diria o Fernando: "Muito Tekinha" ou "Muito neném). kkkk

Para quem quiser saber mais sobre o tema, dá para encontrar muita coisa pela internet.
Vou fazer uma seleção de links interessantes e trazer para o blog em breve. Enquanto isso deixo meu depoimento e essa imagem que encontrei na internet.

Momento humor:
O Fernando deixou para mim no hospital brownie que nós dois amamos (fabricante Bertha, não conhecíamos). Como não podia comer ontem trouxe para casa. Hoje de manhã ele viu e veio confirmar que eu não poderia comer (oi??? rs). Falei que sim, para ele experimentar e que se estivesse macio poderia sim. Aí... ele provou e amou. Para eu conseguir comer teve que rolar disputa. rs Peguei para comer e ele ficou me olhando feito criança querendo um pedaço. Pois é, tive que dar o final, além do meio, da primeira mordida... rs
Ah, ele também trouxe para mim de manhã sorvete num super-pote. Quando vi o tamanho matei a charada: ele também iria querer. Não deu outra. Comecei a tomar o sorvete e lá veio ele com a carinha-típica. Como queria comer com calma pedi que esperasse para depois dar a metade para ele. Aff
Pedi para ele comprar pão de mel da Panco, mas não estou convencida que irá encontrar a marca que pedi (essa é saborosa e de boa consistência). Será? rs 

91 comentários:

  1. Oi amiguinha!!!
    Irei fazer uma cirurgia similar na próxima quarta-feira :) Obrigada pelas dicas. Tudo de bom !!
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, tb vou fazer essa cirurgia e seu blog está me dando mais coragem!!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Também vou fazer essa cirurgia em breve. Acho que dentro de 15 dias. Estou com um tanto de medo, mas seus comentários me tranquilizaram. Me diga uma coisa: e seu nariz ao fim da recuperação, voltaram ao normal, ou a sensação de plástica continuou? Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Hoje não sinto mais nada no nariz. Mas até março sentia ponta sensível.
    O que sinto hoje ainda é no céu da boca, na altura do nariz, sensível, tipo dormente. Não sei explicar bem, mas quando passo a língua sinto diferente de todo o resto da boca.
    Mas confesso que não voltei ao médico desde o fim de novembro, quando viajei por três meses.
    De vez em quando sinto meu nariz bem entupido como se fosse láaa dentro.
    E já andei sentindo dor que parece de sinusite.
    É, preciso marcar médico e ver exatamente como ficou a sinusite.
    Boa sorte aos que vão operar.
    Eu faria de novo, não é nada terrível. :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi, bonitona!!
    Fui ao medico e ele me falou q preciso fazer uma cirurgia de Septoplastia, estou ansiosa, afinal não consigo respirar bem..
    Seu depoimento me ajudou, pq estava com um pouco de medo!
    Ja estou pensando da dieta q vou fazer apos a cirurgia... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. olá Roberta, fiz a cirurgia semana passada e entrei em desespero quando me olhei no espelho a sensacao foi a mesma que a sua, estou com as narinas enormes,nao sei explicar... Igual a foto que voce tirou! volta ao normal mesmo, quanto tempo?? Muito medo! BjO

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberta estava pesquisando na net sobre a cirurgia de Septoplastia e encontrei seu blog. Vou fazer a cirurgia dia 01/10 e estou um pouco ansiosa. Farei em SP no hospital CEMA. Moro em Santos mas aqui tive dificuldade em encontrar médicos que fizessem a cirurgia. Obrigado pelo seus relatos me ajudaram bastante. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FIZ ESSA CIRURGIA A 10 MESES E BEM SIMPLES . DE INICIO E MEIO COMPLICADO DOI UM POKO POIS O NARIZ FICA SENSIVEL.MAIS DEPOIS DE TRÊS A QUATRO MÊS VC FICA BEM MELHOR . FIQUE TRANQUILA EU TB TIVE MUITO MEDO MAIS NÃO ME ARREPENDO DE TER FEITO .SO DE PODER RESPIRAR MELHOR E UMA MARAVILHA .AS VEZES SINTO UMA QUEIMAÇÃO DENTRO DO NARIZ DEVIDO A ALERGIA QUE TENHO .POIS TENHO RENITE E QUEM TEM RENITE E MEIO COMPLICADO O NARIZ VIVE TAMPANDO MAIS VALE A PENA PESSOAL FAZER .A UNICA COISA RUIM E A RETIRADA DO TAMPÃO MAIS E BEM TRANQUILA A CIRURGIA BOA SORTE PARA QUEM VAI FAZER A CIRURGIA

      Excluir
  8. Fiz a cirurgiã a 20 dias nariz e garganta, tive sensibilidade ao gelado, não consegui tomar nada, somente natural.. Comida não somente papinha da nestle e água.. Refrigerante somente sem gás pega um pressão no nariz.kk Horrivel.... Sai varias coisas estranhas d o nariz.. Fiz garganta junto também.. Uma dor de ouvi horrivel... Quem puder evitar evite não faça

    ResponderExcluir
  9. Fiz a cirurgia há menos de uma semana! Super tranqüila e ainda fiz a parte estética junto. Nao dói nada!! Quem for fazer fica bem tranquilo!!

    ResponderExcluir
  10. fiz a cirurgia no dia 29 de setembro de 2012, e foi muito tranquilo apenas foi ruim ao tirar o slint, mais ao tirar a respiração fica bem melhor. Agradeço ao meu medico Dr.Eduardo pela minha cirurgia, operei no hospital Edmundo Vasconcelos. Parabéns a todos e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Fiz a cirurgia na terça feira pessoal e foi super tranquila, nem ficou muito inchado e não senti dor alguma, estava com dúvidas sobre a alimentação mesmo.. Recomendo que façam pois respirar bem é a melhor coisa, fiz no Hospital Paulista que é especializado em Otorrinolaringologia com o Dr. Sergio Salomão que é ótimo, fiz e recomendo!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. fiz minha cirurgia do desvio septo ontem dia 07 de novembro de 2012, às 16 horas e 30 minutos, sendo tranquilo, o dificil é só passar a noite com um tampão no nariz. Quem fez a cirurgia foi o doutor Ricardo Vanzo.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Hoje é o sexto dia após cirurgia de sinusite, septo, cornetos e polipose... Estava tudo muito bem até que no terceiro dia tive sangramento, assim, 'vivo' mesmo de um dos lados da narina, e hoje esse sangramento voltou acontecer, tipo, enche uma toalhinha de sangue, liguei para o médico ele disse que é normal, mas não tô achando isso não, o sangue é muito e vivo, o que eu devo fazer? Aconteceu algo parecido com alguém? Tô muito preocupada, fico grata pelas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu praticamente não tive sangramento, só um pouquinho no diacarro já voltando pra casa e sem parar de falar rs
      Mas acho que se o médico falou que é normal deve mesmo ser porque a expectativa era que sangrasse e por isso tinha o tal do bigodinho, mas eu logo tirei porque sou revelde rs
      Minha sugestão é que mantenha seu médico informado, ainda que por telefone.
      Sucesso!

      Excluir
    2. vou fazer amanha e estou super ansiosa

      Excluir
  14. Olá pessoal. Fiz a cirurgia de desvio de septo em 2007, mas não resolveu o meu problema, aliás, fiquei bom por uns 30 dias e depois o problema voltou. Eu fico fungando o tempo todo, como se estivesse resfriado e isso me incomoda muito, é dificil até pra estudar. Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e se conseguiu solucionar o problema. OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  15. ola gostaria de saber qnto custou a cirurgia de voces

    ResponderExcluir
  16. Meu primeiro dia depois da cirurgia. Operei ontem e sai ontem mesmo do hospital. aparentemente estou bem, com mtas gazes, incomodo no nariz, respirando pela boca, pouco de dor nos dentes e as vezes dor de cabeça. è mto chato tudo isso, além de estar lacrimejando... Espero que passe logo iso tudo.

    ResponderExcluir
  17. Eu operei já faz 25 dias e ainda continuo tendo dores de cabeça fortíssimas e os ceios da face ainda doem como sinusite. Alguém sabe se é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fiz uma septoplastia + Turbinectomia bilateral há 9 dias. Desde que saí do bloco operatório que tenho dores de cabeça fortíssimas na parte frontal e se estende para a parte lateral da cabeça. Começo a ficar bastante preocupada. As suas dores de cabeça passaram?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tbm tenho sentido dores na cabeça.... Faz 11 dias que operei... Sua dor de cabeça passou? To ficando preocupada.

      Excluir
  18. Minha cirurgia foi há 2 dias atrás. Hoje só estou com o incômodo de respirar pela boca na maior parte do tempo e a dor de cabeça insuportável. Estou com pouco apetite mas tenho me esforçado p me alimentar de 3 em 3h. Infelizmente meu médico só vai retirar os splints e os tampões na sexta-feira que vem...

    ResponderExcluir
  19. Isso é normal. Utilize Marimer solução salina isotônica 6vezesao dia...Tudo melhora depois de 5 meses, que estou fazendo agora e sem dores, só sinto quando o tempo muda e está frio. Boa recuperação. Abraços Danielle

    ResponderExcluir
  20. Quanto tempo demora para passar essa dormência no céu da boca?? É o que mais me incomoda...fiz a cirurgia ontem...

    ResponderExcluir
  21. Fiz minha cirurgia de septoplastia na terça-feira passada (10/09) estou bem. mas muito incomodada com o nariz seco e entupido.. mas pelo que li nos seus relatos isso tende a passar quando se tira as "paradinhas" do nariz rsrs.. estou com medo de retira-las pq tenho sentido o nariz bem úmido na pontinha e parece que esta com pus.. tomara que não.. adorei seu blog.. me encorajou.. bjão

    ResponderExcluir
  22. Ola, gostaria de saber se o splinter tapa o nariz impedindo a respiração. esse é o meu maior desconforto, senao ja teria marcado a minha cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impendi um pouco de respirar, mais no 3 dia vc ja se senti melhor, fazendo sempre a limpeza com soro ajuda bastante.hj e meu quarto dia. percebo que a cada dia esta melhor para respirar, mais importante é vc fazer lmpeza com soro 1h e 1 h ajuda bastante.

      Excluir
  23. Roberta, bom dia!

    Vou fazer a cirurgia no dia 14/12. Minha preocupação é a anestesia. Tenho pavor. Você chegou a ver a anestesia, ou ela foi aplicada com vc dormindo? Espero que tenhsa sido assim.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder para vc, me deram um calmante antes, eu dormi antes de me dar a anestesia rs.

      Excluir
    2. Vai tranquilo que vai dar tudo certo!
      O meu já é a terceira vez que tomo a anestesia geral.
      Pra mim eu deitei na mesa e eles colocaram um soro na veia e logo em seguida uma mascara com uma fumaça e me mandaram respirar profundamente.
      Só me lembro, de ter dado a terceira respirada....rs.....e depois mais nada....dormi como um bebe, sono maravilhoso
      Vai tranquilo,
      Fica com Deus

      Excluir
    3. eu fiz minha cirurgia dia 05 de dezembro fui internada as 5:30 da manha e as sete fui operada, foi tranquilo, eles me derão um comprimido para acalmar, e depois de um hora te levam para sala de cirurgia. la anestesista fala com com vc, dando anestesia direto no soro, vi aplicar a primeira depois a segunda nem vi mas nada. dormi acordei na sala de recuperação, e fiquei até as 16:00. Serviram so gelatinha,sorvete suco gelado, essa é a parte boa. hj estou no quarto dia estou podendo respirar melhor.

      Excluir
  24. Soraia,Boa noite!
    Fiz a cirurgia faz 9 dias,estou com o nariz entupido sai muito catarro com uma cor escura,parece sangue,não sinto cheiro(sinto bem pouco).
    Alguém sabe me dizer se é normal??? é impressiona a quantidade de catarro que sai...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia, sou a Cíntia, fiz minha cirurgia no dia 18/11 e realmente fica entupido demais o nariz, você só sente o cheiro do antibiótico, é normal o catarro, mas a partir do 7º dia pós cirúrgico voltei em consulta com o Otorrino para poder limpar perfeitamente, realmente é um pouco incômodo, é aplicada uma anestesia em spray e da uma sensação de desmaio, mas desentupiu na hora. Foi ótimo, caso nao tenha voltado ainda numa primeira consulta pós cirurgia indico que marque o retorno e fale com seu médico para fazer uma limpeza. Espero ter ajudado. Melhoras à você. beijos

      Excluir
  25. Oi querida.....
    Obrigada por compartilhar sua cirurgia, acho que isso ajuda muito quem está tb indo pra fazer...
    A minha vai ser 25/11 segunda agora, affii já li muita coisa...rs....agora chega...estou ansiosa Mas vai dar tudo certo!
    Depois eu volto aqui pra te contar como vou ficar....eheheheh
    beijos
    bom final de semana
    fica com Deus!
    Gi

    ResponderExcluir
  26. oi querida, como prometido voltei....
    ah antes que eu esqueça, estou amando o seu blog e suas dicas viu!
    então fiz a cirurgia dia 25/11, ah aquela anestesia geral é uma maravilha, dormi e naum senti nada, quando acordei, o médico me chamando e dizendo pra eu respirar pela boca....rs
    bom, fiz septoplastia+turbinectomia+amigdalectomia.....
    quanto ao nariz, ele sangrando muito quando acordei no hospital, daí o médico tirou o curativo aquele algodão que eles colocam e fez uma lavagem com um remedio e depois naum sangrou mais.
    mas tb procurei ficar todos os dias quietinha sem mexer ou baixar a cabeça, dormi com dois travesseiros para melhorar a respiração e por causa da garganta tb....
    mas o nariz naum doeu e nem dói nada só agora que estou sentindo uma coisa dura por dentro e uma vontade louca de arrancar com a unha....rs mas naum pode...rs então estou colocando soro a todo minuto.
    mas a garganta affifiiiiiii menina como dói isso é o tipo de cirurgia que a gente faz uma vez só nessa vida viu....afi...naum sei como as crianças conseguem.....Não aguento mais sorvete, estou tão enjuada que naum desce mais, agora comecei a tomar miojo, água,gelatina arrisquei a tomar leite com nescau, mas arrependi doeu demais, tb tentei no desespero da fome um pedacinho de pão de milho panco que é molinho....afffiii foi loucura pq o negocio desceu machucando ainda mais a garganta, noite passada nem dormi, agora tb não como mais....rs....hoje novamente no desespero da fome tomei leite com pingado de café e farinha de milho, conclusão, desceu e naum machucou só que depois doeu pra caramba........mas enfim a unica coisa ruim da minha cirurgia foi a garganta mesmo....
    mas se é pro nosso bem e por nossa saude, mesmo com as dores vale a pena, pq acredito que a qualidade de vida que terei de agora pra frente será muito melhor!
    beijoooos

    ResponderExcluir
  27. Alguém pode me ajudar fiz septoplastia e cauterizaçao dos cornetos inferiores dia 22/10/2013 minha cirurgia desde o começo não conseguia respirar direito e ainda não consigo ,não consigo dormir bem deitar somente com dois ou três travesseiros ,secura no nariz quando deito é quase impossivel me manter na cama então quero saber se alguém teve esses sintomas estou desesperada

    ResponderExcluir
  28. Eu fiz há quase um mês, mas agora tenho dores na garganta direto, não sei o que está acontecendo, o nariz ficou ok, mas a garganta ferrou!=(

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, fiz minha cirurgia septoplastia+turbinectomia+sinusopastia+etmoidectomia+sinusectomia (não sei se os nomes estão corretos) dia 15/01 a cirurgia e anestesia é realmente muito tranquila, porem, a recuperação do 3˚ e 4˚ dia esta sendo um terror, não vejo a hora de acabar logo... minha boca também parece que esta dormente nos dois dentes superiores, dei MUITAS, MUUUITAS aftas e essa é a pior parte sem duvidas, o prazer que teria de tomar sorvetes e tudo, foi por água abaixo... sinto muito incomodo no nariz principalmete na ponta, até ontem sangrou bastante, mas creio que isso é normal, já passou também, e agora ele escorre o tempo todo.. Ajuda muito se usar bastante soro gelado!!! Achei chato que ele só passou dipirona para a dor ela não estava fazendo efeito mais, dai tomei um naldecon (aproveitei que não esta sangrando) o soro gelado uso com uma seringa para lavar e mareris, alem de antiinflamatório e antibiótico ...enfim, ainda não sei ao certo o resultado da cirurgia, apenas sinto cheiros que antes não existiam pra mim, mas se vou respirar melhor ou se vou parar de ter crises de sinusite eu não sei... espero que sim né! Bom, encorajo apenas as pessoas que realmente tem que fazer a cirurgia por saúde e qualidade de vida, caso o contrario, é muito desconforto pra "nada"! Beijos

    ResponderExcluir
  30. It has very superior diary! I always accurately came here from http://byebra.pt that thoughts to be zealous coherent serving amend recording in the world and it's really important.

    ResponderExcluir
  31. Olá, gostaria de saber se rir muito e bocejar quando os splints estão nas narinas faz mal ?
    O meus splints estão cortando a parte de baixo do meu nariz

    ResponderExcluir
  32. Desde pequena sofro com o nariz entupido. Já fiz vários tratamentos mas atualmente com 23 anos a situação não havia melhorado em nada. Em uma consulta com o o otorrino no dia 27/08/2014, após a analise dos meus exames e dar uma olhadinha no meu nariz ele falou que seria necessário a cirurgia para a correção do desvio de septo, redução dos cornetos e sinusite. Foi bom sentir essa firmeza no médico, há 8 anos atrás estava com tudo pronto para operar mas o médico não me dava certeza se iria melhorar, se era arriscado. Porem o que me assustou foi marcar a cirurgia tão rápido, dia 03/09/2014, ou seja do dia da consulta seria na próxima semana. Fiquei muito ansiosa, nunca tinha sido nem internada, só pensava o pior mas a minha maior preocupação era a anestesia geral. Corri contra o tempo para fazer os exames pré operatórios, a consulta com cardiologista, anestesista. O meus exames estavam todos certos. A semana passou rápido é chegou o tão esperado dia. A minha cirurgia estava marcada para as 14:00, meio dia já estava no hospital em jejum de alimento desde as 06:00 e de água desde as 07:00, mas confesso não senti fome nem sede em nenhum momento a ansiedade era demais. As cirurgias estavam atrasadas, fui a última a ser operada no hospital no dia. Entrei para a sala de cirurgia as 16:30, lembro de tudo até o momento que me colocaram a máscara com os gases da anestesia, inclusive de ver alguém sendo operada em outra sala quando estava sendo levada de cadeira de rodas pelo enfermeiro até a minha sala de cirurgia a minha sorte é que sou míope e estava sem óculos hehe...depois acordei na sala de recuperação com a enfermeira me contando que a cirurgia já tinha acabado. Lembro que senti meu nariz ardendo mas ela me disse que já tinha tomado remédio para a dor.O que mais me surpreendeu foi conseguir respirar bem pelo nariz como nunca tinha conseguido antes. Voltei para o quarto as 20:30, comi uma sopinha e tomei água. Os meus dentes da frente estavam doloridos e o buço muito inchado, no outro dia em casa verifiquei que por dento o meu lábio superior estava com hematoma, acho que devido a entubação(que o anestesista me informou ser a primeira coisa que aprendem na faculdade, não tem segredo). Mais tarde por volta de meia noite sangrou um pouco, mas nada demais, a enfermeira falou que se voltasse a sangrar ela iria colocar compressas fria. No dia seguinte por volta de 09:00 foi ao hospital e me deu alta. Nos dias seguintes, o nariz estava com muita coriza misturada com sangue e acaba endurecendo dentro do nariz e ele ficava entupido também. Retornei ontem(10/09/2014) ao médico, uma semana após a cirurgia ele retirou os splints senti um incômodo mas nada demais. Hoje já retornei ao trabalho, estou com uma narina livre a outra um pouco entupida. Tenho um retorno ao médico daqui 15 dias. Para quem precisa fazer a cirurgia é tranquilo e o resultado excelente!

    ResponderExcluir
  33. Tenho que fazer, estou com medo! Mas depois respira melhor mesmo e sente cheiro? nem sei mais oq é isso ha tempos. Nunca fiz nenhuma cirurgia por isso tenho medo da recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha esse medo, mas foi tranquilo a cirurgia e a recuperação também.

      Excluir
  34. Ola pessoal. Por favor, preciso que alguém me ajude. Fiz a cirurgia de desvio de septo e turbinectomia a exatamente 35 dias. No meu caso, o cirurgião retirou parte dos cornetos inferiores e uma parte também do corneto médio direito. De uma semana para cá, estou com a sensação que minha cabeça esta oca. Não consigo me concentrar direito, tenho a sensação que o som está estranho na minha cabeça. Narina direita muito ressecada ... pois bem, achei alguns artigos na internet que falam da Sindrome do Nariz Vazio, e parece que os sintomas se encaixam. Será que estou me precipitando, será que estes sintomas irão desaparecer? Alguem passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fiz uma septoplastia + Turbinectomia bilateral há 9 dias. Desde que saí do bloco operatório que tenho dores de cabeça fortíssimas na parte frontal e se estende para a parte lateral da cabeça. Começo a ficar bastante preocupada. As suas dores de cabeça passaram?

      Excluir
  35. Fiz a minha septoplastia a 3 dias!
    A cirurgia ocorreu tudo bem.
    A minha "volta" da anestesia que foi o terror. Eu nunca senti tanta dor na minha vida. Doía cabeça, nariz e garganta! Me aplicaram remédios, mas não fazia efeito. Até que de tanto mal estar, vomitei. Foi muito mesmo, tinha previsão de ir para o quarto as 16h, mas só fui as 23h. Meu organismo não aceitou muito a anestesia. Mas isso vai de cada um.
    A recuperação está sendo chatinha. Não respirar pelo nariz é horrível. Eu não consigo dormir! Durmo só de manhã vencida pelo cansaço. Não estou sentindo dor (ainda bem). Sai um pouco de secreção ainda. Mas o esplit incomoda e acho que está ferindo meu nariz. O ouvido tbm doi levemente.
    Segunda tenho retorno!
    Por tudo que passei eu acho que mereço respirar melhor hehe
    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fiz uma septoplastia + Turbinectomia bilateral há 9 dias. Desde que saí do bloco operatório que tenho dores de cabeça fortíssimas na parte frontal e se estende para a parte lateral da cabeça. Começo a ficar bastante preocupada. As suas dores de cabeça passaram?

      Excluir
  36. Ai Meus Deus...estou ficando ansiosa;;; Tenho desvio enorme enormeeee!! sempre usei medicamentos de nariz ,se nao..eu nao respirava BEM..SABE nariz tapado DESSE JEITO! passei por vários médicos especialistas , todos indicaram cirururgia..no meu caso.. pois o desvio é enorme. se nao eu nem operava. fortes dores na cabeça na testa e só o Clavulin resolvia depois de 4 anos nesse sofrimento.Resolvi operar so falta os resultados do pré-cirurgico mais acho que está tudo bem..Minha duvida me ajudem. N;ÃO DÁ PARA RESPIRAR MESMO? OU É IGAUL QDO O NARIZ ESTÁ MEGA ENTUPIDO. ESSE Negócio que coloca dentro do nariz é pequeno??? ou grande ?

    ResponderExcluir
  37. Ola fiz a minha cirurgia a 5 dias fiz desvio e garganta nuss estou super agoniadaa doi muitooooo a da garganta o nariz so encomda por causa do splint ai eu respiro pela boca quando durmo acordo com uma dor insuportável na garganta e muitooo ruim doii muitoo hj ja faz 5 dias e as dores sao as msn dor de ouvido dor nos dentes e um terror:(

    ResponderExcluir
  38. Meninas fiz a cirurgia tbm, estou com a mestruação atrasada ja tem quase 1 mês, gostaria de saber se aconteceu com vcs tbm !

    ResponderExcluir
  39. Muito bom seu blog. Parabéns. Estou desesperado, mas precisando fazer esta cirurgia. Voce poderia dar o nome do cirurgião ? Quero operar na Clinica São José. Meu email é helderbiero@gmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir
  40. Pessoal tomem cuidado com essa cirurgia!!! Ela parece simples os médicos brasileiros fazem ela parecer simples...só que existe uma chance de da errado e se der errado vc vão viver um inferno em vidas! Existe um problema chamado síndrome do nariz vazio...eu fiz a cirurgia a um ano descobri dessa síndrome justamente pq achei que tinha dado errado...Depois que li sobre os assuntos vi que sentia os mesmos sintomas e me desesperei...tive que ir ao psiquiatra entrei em depressão foi um inferno total...hj após um ano graças a Deus estou bem melhor e descarto o que poderia ser de pior...mais se eu soubesse disso antes de fazer nunca teria feito...no Brasil eles não divulga isso...só existe dois países no mundo que os pacientes estão cientes de que pode acontecer...eu li casos de pessoas que deixaram de viver e se isolaram por causa da síndrome...Não conseguem se concentrar dormem poucas horas entram em depressão profunda...procurem na Internet sobre NASO ou síndrome do nariz vazio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joe, não apavore as pessoas que precisam fazer a cirurgia.... Se vc diz que não faria a cirurgia se soubesse desta síndrome, é pq na verdade, não precisava da cirurgia mesmo. Quem sofre com sinusite crônica é capaz de fazer a cirurgia mesmo sabendo dos riscos.... portanto, acho legal vc alertar as pessoas, mas com cautela para não apavorar todo mundo .... =)

      Excluir
    2. Meu nome é tania Tenho somente 16 anos e tenho a Sinusite cronica e 99% é que eu vou te que operar sim confeço que eu estou com muito medo pois nunca passei por nenhuma cirurgia na minha vida alguns comentarios ajudaram muito mais alguns nao

      Excluir
    3. Tem que pesquisar sim, pois algum medico irresponsavel pode remover demais os cornetos! Pesquisem, e se puderem visitem mais de um otorrino, e principalmente se informe sobre o historico do medico.
      Corneto tem uma funçao, ele existe por um motivo.

      Excluir
    4. Pessoal procurem mais informações sim e um bom médico. Eu fiz, e já sai do hospital com uma das narinas obstruídas. Hoje após 17 dias da cirurgia e tendo retornado pela 2ª vez ao médico, descobre que terei que refazerem, pois, a cartilagem fez uma "onda" e tampa quase que totalmente uma das narinas. O médico diz que isso pode acontecer mas, como assim? Logo depois da cirurgia???

      Excluir
  41. Hoje é meu segundo dia de nariz e garganta, confesso que o splint no nariz incomoda e de pensar que vou ficar com ele por 7 dias. A boca voltou cheio de machucados do tipo aftas, lesoes tipo escoriações e hematomas creio que devido entubaçao e pinças que o médico utilizou. Uma narina ja.parou de sangrar a outra ainda continua sangrar. Garganta que mais dói ainda mais pq respiramos pela boca ate o nariz diminuir o inchaço. Estou na dieta líquida fria por 3 dias e depois posso passar pra liquido morno mas nunca quente senao sangra mais dói mais e pode estimular tosse e espirro e ai os pontos sairem antes da hora. To deitado no sofa e cama sempre com dois travesseiros com lenços hiper macios de papel e cotonetes para limpar o inicio do nariz apenas. Estou com 2 remedios analgesicos intercalados e tomando um anti inflamatorio e instilando remedio gotinhas no nariz pra nao formar aquelas cascaz duras. Nao vejo a hora de chegar segunda pois hj ainda é terça. Mas é questão de tempo vai passar e vamos respirar bem melhor. Acreditem!

    ResponderExcluir
  42. Estou no décimo
    Dia da cirurgia de desvio de septo e sinusite esfenoidal. No terceiro dia comecei a tomar o antibiótico zinat mas até ontem continuava febril ou seja dez dias depois da cirurgia. Trocaram meu antibiótico para avalox e comecei ontem. Ainda continuo com 37. Alguém ficou assim? To muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lequinha,tudo bem? Tenho sinusite esfeinoidal e sofro com dores de cabeça terríveis e agora estou tendo vertigens também.Gostaria de saber se a cirurgia resolveu seu problema de vez e qual médico te operou e onde?
      Atenciosamente,
      Val.

      Excluir
    2. Lequinha,tudo bem? Tenho sinusite esfeinoidal e sofro com dores de cabeça terríveis e agora estou tendo vertigens também.Gostaria de saber se a cirurgia resolveu seu problema de vez e qual médico te operou e onde?
      Atenciosamente,
      Val.

      Excluir
  43. Fiz cirurgia de desvio de septo e sinusite esfenoidal a dez dias e no terceiro dia tive q tomar antibiótico e no quinto me
    Deram coagulante. Mas continuava febril todos os dias de 37 a 37,5. Ontem resolveram trocar meu antibiótico e dar decadron. Ainda estou febril. Alguém passou por isso? Meu batimento está alto tamben

    ResponderExcluir
  44. Preciso muito fazer e só fico adiando. Tenho pavor de agulha e só de pensar em anestesia me dá calafrios. Alguém me tranquiize, please :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Fique tranquila. você já tirou sangue certo? Essa será a unica agulhada que você toma. Já operei de apendicite, safena das pernas (nao foi ponte de safena, só tirei a safena das pernas) e dia 13 agora vou operar o desvio de septo tambem.

      Excluir
    2. Camila.. vc fez a cirurgia? Não tenha medo.. Eu tb tinha calafrios de pensar na anestesia.. mas deu td certo. Estou de molho. Boa sorte.

      Excluir
  45. Fiz minha cirurgia ontem no hosp clínicas de Niterói com a Dra Gisela. Zero dor, tudo normalzinho ganhei até os ossinhos tirados do meu nariz, parte mais chata é lavar e trocar o "bigode". Aconselho a todos, qualidade de vida é tudo!

    ResponderExcluir
  46. Belo Post. tirou tooooodas minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  47. Fiz a cirurgia na quarta dia 02/12 tb com o Dr. Sérgio. Super profissional. Sinto um pouco de incomodo por ficar com a boca aberta o tempo todo e dormência no céu da boca e dentes frontais.
    Estou com medo da retirada dos splints. De resto a recuperação está sendo boa. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  48. Fiz essa cirurgia também e gostaria de saber quantos tempo a dormência nos dentes frontais vai passar

    ResponderExcluir
  49. FIZ A CIRURGIA FAZ 4 MESES AINDA SAEM ETS DE DENTRO DO NARIZ, PORQUE ISSO ACONTECE

    ResponderExcluir
  50. Fiz septoplastia, tubinectomia bilateral e sinusite maxilar, já fazem mais de dois meses, vou contar o que aconteceu comigo: não façam, principalmente, a turbinectomia meu médico me vendeu um milagre, e estou vivendo um inferno, quando acordei da cirugia fiquei com tampões enormes e apertados no mu Maria por quatro dias, o que quase me deixou louca de tanta dor e desconforto, sequela deste tampão por tanto tempo prolongado é muito apertado, um furo no septo de dois centímetros, o que me deixou muito chateada, senti uma ardência louca no nariz parecia que tinha colocado Pimenta essa ardência durou mais ou menos um mês e meio, após 20 dias comecei a sentir dores e uma mudança de pressão nos ouvidos que até este momento estão me causando um desconforto enorme, ou seja, já tem mais de dois meses que eu não sei o que é ficar sem dor, me arrependi amargamente, sinto o nariz muito seco e doloroso, meu médico tirou muito corneto meu isso segundo informação de outro otorrino que consultei pra saber se estes sintomas eram normais. O meu cirurgiao já tinha bastante experiência nesta cirugia mais de 12 anos. Ele falou que minha vida iria mudar após a cirugia, só não disse que após 33 anos teria que tomar remédios para dormir e antidepressivos por conta desta maldita cirugia! Gente só façam tubinectomia em caso de renite alérgica severa, se esse não for for o quadro l, deixem bem claro ao médico de vcs que querem fazem somente a soptoplastia! Médicos omitem as sequelas, vendem somente a parte boa. A parte ruim sobra pra vcs a pra família! Não pretendo assustar ninguém, apenas incentivar a pesquisa sobre qualquer procedimento cirúrgico, principalmente, aqueles que prometem uma vida nova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Diego! Pessoal, não entrem na "conversa" dos médicos, façam menos procedimentos possíveis. A expectativa de respirar perfeitamente e ter noites de sono, muitas vezes pode ser tornar desilusão.
      Fiz todos os procedimentos possíveis, amigdalectomia, septo, turbinectomia, etmoidectomia e sinusopatia. Minhas recuperação foi ótima, não usei splints e quase não tive sangramento. A garganta me impressionei, após 7 dias já estava comendo comida normal. Tive dores de cabeça, tive ressecamento das narinas e ainda tenho, mas isso não tem me incomodado nem prejudicado tanto.
      O que aconteceu e que não fui informada sobre é que, a cartilagem da minha narina direita fez uma "onda" e tampa quase toda a narina, acredito que devo estar com uns 80% dessa narina obstruída. Acontece que desde o primeiro dia não consegui colocar uma gota de remédio, desde então, é uma dificuldade passar algo. Até no 1º retorno, o médico teve dificuldade para passar a câmera. Então, na 2ª consulta veio me informar o ocorrido.
      Me pergunto, em que momento isso ocorreu? Tenho quase ctz que já sai assim da cirurgia. Então, agora vou ter que retocar. Estou profundamente chateada!!!

      Excluir
  51. Bom dia,
    Fiz sinusectomia, desvio do septo, retirada de pólipos e funcional para respirar melhor. Estou me sentindo bem, sem dor forte. A secreção sanguinolenta incomoda um pouco e mesmo assim respiro quase normal, sai aos poucos. Os splints nasais não incomodam em nada.
    Aconselho a todos que façam , estou com 30 hs de cirurgia e não tomei nenhum comprimido para a dor. Durante todos os anos que sofri com a sinusite, além do sofrimento, gastei mais dinheiro do que para pagar a cirurgia, $9.000,00 reais.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia,
    Fiz sinusectomia, desvio do septo, retirada de pólipos e funcional para respirar melhor. Estou me sentindo bem, sem dor forte. A secreção sanguinolenta incomoda um pouco e mesmo assim respiro quase normal, sai aos poucos. Os splints nasais não incomodam em nada.
    Aconselho a todos que façam , estou com 30 hs de cirurgia e não tomei nenhum comprimido para a dor. Durante todos os anos que sofri com a sinusite, além do sofrimento, gastei mais dinheiro do que para pagar a cirurgia, $9.000,00 reais.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite pessoal.. fiz a cirurgia dia 25/04/2016, após 30 longos anos sofrendo com sinusite. Fiz septoplastia turbinectomia rinossinusite crônica. O médico disse que foi uma cirurgia grande e agressiva. No momento o que me incomoda e muito é o nariz e ouvidos entupidos. É isso vai ficar um tempão. Tomando antibiotico anti inflamatorio e litros de fluimare. Só peço a Deus que depois de tudo que fiz... que tenha dado resultado. Já ouvi pessoas dizerem que este tipo de cirurgia tem prazo de validade. tomara que a minha tenha validade longa. Abraços e Boa sorte pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ,fiz essa operação desvio de septo e uma raspagem no seios da fase a 2 anos atras desde entao minha vida virou um inferno tida vez que o tempo muda sinto dores horriveis no seios da face e no nariz ,vivo tomando corticoide e antinflamatorios e o uso xontinuo de nasonex...juro que soubesse que ficaria assim jamais teria operado

      Excluir
  54. Boa noite pessoal.. fiz a cirurgia dia 25/04/2016, após 30 longos anos sofrendo com sinusite. Fiz septoplastia turbinectomia rinossinusite crônica. O médico disse que foi uma cirurgia grande e agressiva. No momento o que me incomoda e muito é o nariz e ouvidos entupidos. É isso vai ficar um tempão. Tomando antibiotico anti inflamatorio e litros de fluimare. Só peço a Deus que depois de tudo que fiz... que tenha dado resultado. Já ouvi pessoas dizerem que este tipo de cirurgia tem prazo de validade. tomara que a minha tenha validade longa. Abraços e Boa sorte pra todos.

    ResponderExcluir
  55. Fiz minhas cirurgias de septoplastia turbinectomia e adenoamigdalectomia no dia 27/04/2016 a cirurgia durou volta de 5 a 6 horas de relógio entrei antes das duas sai de oito da noite de princípio bem tranqüilo so estava com os splitis no nariz que mal da pra se notar. Na noite da cirurgia me levaram um suco e após bebi meio copo de água não demorou muito vomitei sangue, viraram os médicos me olhar falou que era normal, bom no outro dia pela manha ja tive alta voltei pra casa uma viagem de duas horas de carro que não me prejudicou, hj está com 7 dias das cirurgias e posso dizer a recuperação está bem tranquila sem muitas dores e sem muito incómodos não foi nada do que eu havia lido na net, minha cirurgia foi realizada pelo sus foram usados acredito que novos procedimentos que não precisei usar os tampões nem o bigode de gases. Bom melhora eu anda não senti na respiração pois um dia após a cirurgia eu gripei e até hj ainda estou gripada. Mais gente e bem tranqüilo mesmo como tirei as amígdalas o que é mais incômodo e nas amígdalas até o momento e isso que digo pra vc espero que ajude. Bjo

    ResponderExcluir
  56. Olá....fiz a cirurgia de desvio do septo nasal na segunda...aparentemente estava tranquilo...sai no hospital na terça, até então não havia tido Sangramento..voltei para casa...com a notícia de que uma tia estava falecendo e isso vez com que eu ficasse nervosa e a parir daí tive 3 grandes hemorragias...perdi mto sangue e tive que voltar por emergência ao hospital...ao.chegar lá, os médicos não conseguiam para meu sangue..depois de algum tempo, usando aspirador, abrindo, gases, anticoagulante,etc..conseguiram...esttxsyou mto nervosa pq voltei para casa com curativos no nariz como se fosse tampões...e o bigode de gases mas ainda assim não para de cair sangue e eu não consigo dormir pq me engasgo...estou odiando o pos operatorio..
    Alguém já escutou que deu hemorragia?se é normal?o médico diz que sim mas tenho a impressão que ele diz isso para me deixar tranquila...não aguento mais...sangra demais e um desconforto terrível....estava feliz com meu neosoro rs..agora até chegar segunda parece que será uma eternidade...
    Fora que não sei a posição para dormir pq me engasgo com o sangue que volta..terrível...!!

    ResponderExcluir
  57. fiz septoplastia a 11dias atrás e ocorreu tudo bem porem estou sentindo uma pressão na cabeça quando abaixo a cabeça e quando escarro sai sangue nas secreções alguém sabe dizer se isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal essa secreção, mas precisa fazer a lavagem do nariz durante 30 dias 6x ao dia com soro.

      Excluir
  58. Gente fiz minha cirurgia ontem e estou com medo do Splint sair do lugar. Tem problema eu rir ou esperar pq parece q minha boca está meia dura

    ResponderExcluir
  59. Mais alguém ficou com fortes dores abdominais após a cirurgia? Estou hj no 3°dia e não passa essa dor.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, fiz minha cirurgia de desvio de septo a 10 anos atrás, nao tive melhoras meu nariz continua entupindo quando tenho crises de renite e ultimamente estou ficando pior do que antes, muito sufocada sem conseguir respirar durmo cm a boca aberta pra respirar e a garganta inflama sofri tanto na recuperação da cirurgia e nao tive melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a melhor coisa a se fazer é consultar um otorrino o mais rápido possível! E de preferência, um que seja bom e posso avaliar corretamente seu caso. Fiz minha septoplastia dia 07/07 e já estou respirando muito bem, apesar do sangue e secreção. Tenho uma prima que fez a mesma cirurgia 10 anos atrás e que não sentiu melhora nenhuma pois o médico não fez a cirurgia corretamente... Então acho válido recorrer a um profissional capacitado para te avaliar!

      Excluir
  61. Fiz a cirurgia dia 05/07/17, ou seja hoje esta fazendo 11 dias, nos primeiros 8 dias foi mais tranquilo do que eu imaginava, so usei Hidrocin e Maresis nas narinas, nao tive sangramentos e nem dor, apenas dormencia na parte superior da boca proximo as narinas, porem de 3 dias p ca estou sofrendo muito, com muito catarro misturado com sangue, narinas super tapadas e difuldade enorme p respirar, e ocorreu o sangramento umas 4 vezes quando espirrei :( estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei no medico hoje, e o que estava tampando o nariz mais era o split, ele retirou e agora estou respirando bem melhor.

      Excluir
  62. Boa noite,hj faz 12 dias que fiz minha cirurgia e minha cabeça dói muito!!
    Não tem remédio que passe!!
    Dói mais o topo da cabeça, alguém mais tem Algo parecido??

    ResponderExcluir
  63. Boa noite,hj faz 12 dias que fiz minha cirurgia e minha cabeça dói muito!!
    Não tem remédio que passe!!
    Dói mais o topo da cabeça, alguém mais tem Algo parecido??

    ResponderExcluir
  64. Faz 7 dias que operei desvio de septo e pólipo nasal antrocoanal e as vezes escorre um sangue pela garganta, é normal?

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails