sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Imóvel na planta: todo cuidado é muito pouco. Problemas mais comuns

Ao procurar sobre plantas baixas, plantas em 3D e dicas de decoração encontrei um blog de uma arquiteta em que em um de seus posts ela conta a experiência que teve com um cliente que comprou uma cobertura na planta. Um verdadeiro absurdo!
Trago o link aqui porque acho que vale muito a pena divulgar como alerta, para que outros não caiam nesse mesmo tipo de armadilha.
Lembro que o caso narrado beira o absurdo e é mais do que justo o ajuizamento de uma ação. O que acredito que o casal de proprietários tenha feito.
Sou advogada e trabalhei em construtora. Vi de tudo e, sinceramente, não me enche os olhos comprar imóvel na planta. Acho que sou muito ansiosa para esperar meses ou anos e diante de tantos riscos prefiro visitar um imóvel já pronto onde eu possa ver o acabamento, a vista, o ambiente, além de poder mudar-me mais rápido. rs
Vi em julho no Zap (melhor site para buscar imóvel) o Condomínio Alegria, que anunciam como pronto, sendo anunciado por várias imobiliárias e cada corretor falou um prazo diferente para a entrega das chaves, de agosto a dezembro de 2012, sendo que um corretor reconheceu que poderia haver um atraso maior. Pois é, precisa falar mais alguma coisa? :/


Só para resumir: o imóvel entregue não correspondia ao imóvel, colocado no folheto (que integra o contrato e SEMPRE deve ser guardado, assim como todos os papéis, fotos, propagandas etc.) e culparam uma estagiária. Oi?!?!
Pena que no blog não colocaram o nome da construtora.


Alguns problemas que tenho visto sobre compra de imóvel na planta:
  • atraso na entrega 
  • baixa qualidade do material usado
  • metragem menor do que a anunciada
  • modificação unilateral da planta do imóvel
  • não entrega do imóvel
  • venda do mesmo imóvel para mais de uma pessoa
  • financiamento no momento da entrega das chaves



2 comentários:

  1. Oi Roberta, eu li a postagem do link e realmente fiquei assustada com tamanha divergência entre o que foi vendido e o que estava para ser entregue.

    Quando eu e meu noivo compramos o nosso apê, faltavam poucos meses para ser entregue, então pudemos medir e ver como seria. Não tivemos nenhum problema com a construtora, mas quem compra na planta com certeza corre riscos, e por isso tem que conhecer bem os seus direitos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta! Estou dando uma olhada melhor no seu blog agora! ;)

    Realmente, acho que a única vantagem do imóvel na planta é, realmente, o preço mais baixo. Sempre há valorização depois.

    Entretanto, por uma série de razões, muitas das quais vc mesmo citou, às vezes não vale a pena. Depois de tudo que passei na "saga", é muito improvável que meu segundo imóvel seja um na planta...

    Abraços,
    Thiago - A saga do apartamento

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails