quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preparando a casa para Páscoa

Eu tinha pensado em fazer um almoço de Páscoa para chamar minha mãe, minha irmã, meu cunhado e minha sogra. Mas acabou ficando meio indefinido e minha sogra viaja amanhã para ficar com a mãe e nós fomos convidados para um aniversário no domingo. Resolvi adiar o almoço para o dia das mães.

Mas, para quem vai receber em casa repasso as dicas da Fly, traduzidas pela Ana Maria Afonso do grupo FlyingInBrasil. Acredito que possa ser útil. :)


Você já começou a planejar o almoço do seu feriado de Páscoa ? Já escolheu  o menu? Comprou os mantimentos necessários? Você fez uma lista do que fazer?
Se você se sentar por 30 minutos e pensar seriamente sobre o processo,  terá  menos stress.
Vou conduzi-los através do processo de planejamento.

1. Quais são seus planos?
2. Vou cozinhar ou sair?
3. Fazemos cestas de Páscoa e os ovos da tintura?
4. Eu tenho coisas boas para os cestos?
5. Se é você  que vai  cozinhar, o que é o  menu?
6. Não se esqueça da sobremesa!

Se você é como eu, preparar a refeição do feriado realmente esgota sua energia.
Existe uma maneira de cozinhar e ainda aproveitar a companhia  da família e eu vou  dizer como na instrução passo a passo.
Este plano de trabalho usei para a minha festa de Ação de Graças. Aquela foi a primeira vez que eu tentei este método. Eu nunca mais fiz  outro almoço/jantar de feriados  sem este plano.

Aqui está o que eu fiz

1. Certifiquei-me de que a casa estava limpa e pronta para receber as visitas   e mantive  dessa forma, enquanto me concentrei em  cozinhar.

2. Preparei pratos do cardápio  com antecedência. Um par de dias é suficiente. Separar toalhas de mesa e arranjos, talheres e pratos de serviço. Certifique-se que  eles estão  limpos.  A mesa pode ser posta mais cedo  e não terá  que se preocupar sobre isso.

3. Faça o seu menu para o almoço/jantar. Verifique  suas receitas.  Além disso, tente uma coisa nova. As surpresas são sempre agradáveis. Poderia se tornar uma nova tradição familiar. Escolha algumas coisas que podem ser feitas com antecedência e coloque no refrigerador até a hora de cozinhar ou servir.

4. Faça uma lista de supermercado. Confira as receitas para os itens que você tem à mão e liste os que você precisa comprar.

5. Limpe seu refrigerador  e abra espaço para pratos cobertos.

6. Vá  às compras no início do dia ou no dia antes de começar a cozinhar.

7. No dia: planeje o que precisa  ir ao forno e programe a ordem de acordo com o tempo necessário ou se possível  coloque no forno dois pratos juntos. É quando eu adoraria ter dois fornos.

8. Anote no seu planejamento:  Só preparar um prato de cada vez. Defina um tempo para cada item específico do menu. Reserve bastante tempo para limpar depois da preparação de cada item. Não se esqueça do que precisa descongelar.

9. Se você dividir o trabalho ao longo de três dias,  terá tempo para planejar alguma diversão e terá energia para fazê-lo. Você pode fazer a sobremesa cedo, uma salada.

10. Antes de  começar a cozinhar verifique se a máquina de lavar louça e a pia estão limpas e vazias. Lembre-se de limpar tudo a cada vez que finalizar uma receita. Concentre-se em um item de cada vez.  Sua cozinha estará  limpa  sem  stress.

12. Tenha sempre à vista o seu planejamento.Se você não olhar para ele, você não vai seguir o seu plano. 

Para  ter uma  maravilhosa celebração em família, a anfitriã não precisa estar esgotada e no seu juízo final. Você pode fazer isso. Se eu posso qualquer um pode.

Uma outra coisa. Vista-se com conforto e capricho  e coloque  um avental quando você cozinhar. Eu não sei porque, mas eu sempre me sinto tão festiva quando  cozinho com um avental.

Celebrações dos feriados são memórias especiais para suas crianças e família. Ao faze-las  memoráveis, você está abençoando sua família com seus esforços. Aproveite e amor a cada momento da preparação.

Desejando-lhe toda a alegria e felicidade que esta época de Páscoa traz.

Flylady

2 comentários:

  1. Oi, achei seu blog por acaso e adorei seu cantinho, não perco mais suas atualizações...prazer em conhece-la e mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei suas sugestões para a Páscoa.
    Fiquei realmente admirida... mas infelizmente minha família é mínima, (4 pessoas) portanto não temos esta tradição.
    Parabéns
    Maris

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails