terça-feira, 17 de maio de 2011

Furar a parede - a primeira vez a gente nunca esquece

Em fevereiro contei que havia visto na Etna um prateleira que havia me encantado para colocar na parede atrás da tv. Pois é, prateleira comprada, furadeira emprestada (da minha mãe), faltava marcar os furos e coragem para furar pela primeira vez.
Empolgados, na véspera do Dia das Mães resolvemos finalmente nos aventurar e encarar a furadeira.


Sabia que tinha que ter mão firme para fazer o furo, mas não basta. Um milésimo de segundo de distração pode colocar tudo a perder e o furo ser feito no lugar errado, como aconteceu com a gente. Quando vimos o furo estava ao lado da marcação. Por sorte o erro foi na horizontal e resolvemos manter a altura da prateleira apenas  indo mais para o lado, dessa forma o furo antigo ficou totalmente escondido. Ufa!


Mas, depois dos três furos feitos, era hora de colocar as buchas que precisavam ficar firmes, mas dentro da parede. Como duas delas não entraram totalmente, o Fernando pegou o martelo e deu um jeito, já que eu não queria que a gente aumentasse o furo com a furadeira com medo de acabar aumentado demais o buraco.


Prateleira no lugar com enfeites do momento.


Já tive uma experiência com buraco muito grande com outra pessoa furando e no final enchemos de jornal molhado. Considerando que era um giro-visão que nunca caiu, o trabalho ficou muito bom, fica aí uma sugestão para momentos de desespero.


Dicas para furar mais fácil:
- depois de fazer a marcação de onde irá furar, tenha certeza de que está de frente para o furo e com a broca reta. Se o furo for alto para você, use um banquinho, mas não deixe a broca inclinada;
- se o fio estiver no limite, coloco uma extensão ou pegue emprestado o filtro de linha do computador (foi o que fizemos). Você tem que ter conforto para usar a furadeira e, nada pior do que sentir que tem que lutar contra um fio esticado;
- para ter mais firmeza, após encostar a ponta broca na marcação onde irá furar, coloque a outra mão embaixo da furadeira para evitar que ela escape e acabe furando mais para um lado ou para o outro, ou vá para cima ou para baixo num momento de distração;
- certifique-se que não há um cano onde quer furar para não causar um estrago daqueles.


brocas de vários tamanhos


bucha e parafuso
As brocas são para furar a parede e são presas na furadeira, ok?
A bucha e o parafuso ficam dentro da parede, no buraco feito com a furadeira e a broca.
Até aí alguma novidade? 


EU TESTEI
Uma novidade (que na verdade minha mãe já tem há tempos) é esse coletor pó abaixo. 
Funciona da seguinte forma: é encaixado na frente da furadeira e fica por fora da broca. Quando você for furar o pó ficará dentro dele, o que poupará muito trabalho, principalmente se você for furar atrás de um móvel que é complicado para ser arrastado, ou no teto.
Mas vamos deixar claro que ele sozinho não resolve tudo.
Pois é, depois de ter feito um furo, fiquei tão aliviada de tudo ter dado certo que simplesmente abaixei o braço num movimento automático de relaxamento. Já adivinhou o que aconteceu, né?
Quase todo o pó caiu no chão e no meu pé. 
Por isso que digo, não basta ter o melhor equipamento na mão, é preciso competência par usá-lo. kkkk


Dois links que podem ser úteis para aprender um pouco mais antes de se aventurar a furar sua casa:


3 comentários:

  1. Menina, que medo, hein?
    Eu sou íntima de furadeira, buchas e parafusos desde os meus 13 anos, mais ou menos.
    Meu quarto era cheio de prateleiras, e virava e mexia eu queria trocá-las de lugar.
    Eu fazia quase TUDO: marcações (na parede e na madeira), furos, colocava as buchas, parafusos, cantoneiras, encaixava tudo!
    Só chamava meu pai para dar aquele último apertão MÁSCULO no parafuso, pra dar tudo certo. Eu sempre fui baixinha, mas fazia tudo sozinha: as prateleiras tinham que ter uma altura que eu alcançasse (senão não servia, né?), então eu mesma fazia tudo!
    Mas engraçado, hoje eu sou mais medrosa (ou preguiçosa) que antigamente: tudo peço pro marido.
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Roberta, desde que casei (há 5 anos, praticamente), aprendi a usar a furadeira.
    Uma coisa que aprendi e que funciona muito bem, para não furar o lugar errado é: antes de furar, pegar um prego e um martelo e fazer um leve buraco no local. Acho que a broca fica mais firme no buraquinho e você não erra o local que deverá ser furado.
    Depois que aprendi isso, nunca mais furei ao lado do lugar certo!!!
    Bjs, Dani.

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta!

    Amo minha furadeira, e mando ver nela. Nem sempre os furos ficam perfeitos, mas sempre dou um jeitinho e se erro o furo santa massa corrida... Beijos Paty!

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails