sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dicas para deixar as tarefas de casa mais rápidas - Parte 2

COZINHA

Tempero
- descasco alho todo e coloco num pote com óleo e sal (assim quando  for temperar as carne já esta meio caminho andado)
- trituro alho e congelo em copinhos descartáveis de 100 ml, assim fica mais fácil de retirar do freezer.
- faço tempero caseiro e congelo
- Faço o tempero da semana, bato no liquidificador sal, salsinha, cebola e alho, o toque diferente fica por conta da pimenta do reino, páprica, curry, mostarda, o que vier na telha.
 - O tempero da salada fica pronto num potinho com tampa: azeite, vinagre balsâmico, sal, mostarda.


Cardápio
-Faço o cardápio da semana, inclusive o que o filho vai levar para a escola, e compro tudo no domingo.
* planejo meu cardápio da semana (na sexta), faço as compras da semana (no sábado ou no domingo) e domingo mesmo eu já adianto tudo que dá.
* Faço o cardápio da semana no domingo (para as refeições de segunda até ao domingo seguinte) e a lista de compras. Na segunda-feira faço as compras do que preciso.
- não faço menu, cardápio, etc. Procuro variar os alimentos na intuição e sempre dá certo. Meu marido cozinha sempre e frequentemente almoçamos fora. Ou pedimos pizza. Para mim, melhor maneira de facilitar a vida é não ter cardápio fixo.
- Faço cardápios simples, carnes com molho e batata/ cenoura, saladas, bifes, bistecas, almondegas, kafta, são pratos que demoram no máximo 1 hora para ficar pronto (assado, cozido ou grelhado).

Arroz e Feijão
 - Arroz e feijão cozinho no domingo para semana inteira, sendo que dois dias da semana comemos macarrão.
- cozinho e tempero um 1k de feijão e congelo em porções
* refogo arroz para os 7 dias da semana e coloco na geladeira (assim é só esquentar a agua e jogara o arroz é fica soltinho)
-Refogo arroz para 15 dias (facilita muito...)
- faço arroz na panela elétrica e aproveito para cozinhar legumes na vaporeira


Carne
- Quando compro carne, já separo as porções da semana, por exemplo, em casa somos em 4 pessoas, mas como sempre vem amigos e namorados das filhas, compro 6 bifes, 6 bistecas e seus múltiplos, tempero e guardo em saquinhos no freezer.
* Compro carne em quantidade no início de cada mês (para dar pelo menos para 15 dias) e quando chego a casa separo tudo por doses individuais em sacos de congelamento e coloco no congelador.
-Guardo as carnes limpas (inclusive frango) e cortadas em porções.
-Tem carnes que cozinho em quantidade maior congelo uma parte (tipo carne assada, ensopada, panquecas, frango, é ótimo porque quando aperta tenho um prato congelado)

Frutas, legumes e frutas
* deixo todas as frutas e verduras prontas pra consumo.
* Também no início do mês deixo alguns legumes já cortados e congelados e prontos a usar (cebola picada, alho picado, pimentão em cubinhos, courgette em cubinhos, etc.) para os dias em que tenho menos tempo para cozinhar.
- Lavo todas as folhas e legumes: alface, agrião, rúcula e tomate e deixo escorrer colocando um pano de prato em cima e embaixo das folhas e guardo em potes, elas duram muito mais e ficam práticas para fazer uma salada rápida, cenoura, beterrabas, yacons, rabanetes, nabos e todos os tubérculos, eu lavo com escovinha, enxugo e guardo em sacos plásticos, depois é só descascar e picar.
 - Faço saladas misturando folhas, legumes (cenoura ralada, yacon, nabo ou rabanete) com castanhas e frutas, assim vou variando cada dia, um dia salada de folhas com linhaça, no outro folhas e legumes, outro legumes e ervilha com milho, adoramos a mistura de cenoura ralada, yacon em pedaços, alface, agrião e manga com molho de mostarda.

Outros
- faço suco concentrado ou em pó à noite e já encho as 2 garrafinhas das lancheiras, coloco no freezer e no dia seguinte retiro e assim o suco fica geladinho na hora do lanche da galera

Um comentário:

  1. Olá
    achei seu blog não lembro aonde rs
    mas vim te conhecer
    depois da uma passadinha la no meu ok? bjossssss

    ResponderExcluir

Com o seu comentário a nossa troca de idéias fica muito melhor.
Fique à vontade e solte sua voz, ops, suas palavras. :)
Adoro ler os comentários. Obrigada!

Related Posts with Thumbnails